Projeto arquitetônico em 30 minutos? Reality show de construção traz provas desafiadoras

 


The Real Estate Brasil é o primeiro reality da construção civil do país e está no ar na RedeTV, todas às segundas, às 23h

Sob pressão e correndo contra o relógio, profissionais da construção civil como engenheiros, construtores, arquitetos, incorporadores, designers de interiores e corretores são postos à prova para mostrar que são os melhores para integrar a equipe que construirá a Casa Vernon, localizada em Alphaville - SP, e projeto final do reality show The Real Estate Brasil.

O programa vai ar todas às segundas-feiras, às 23h, na RedeTV!. Idealizado pelo empreendedor Vinícius Motta, é o primeiro reality show direcionado ao setor de construção civil do país. Segundo Motta, apesar de ter como pano de fundo o entretenimento, o projeto foi criado para fomentar o mercado imobiliário e mostrar que é possível construir casas de valor agregado para vender e obter um bom lucro. 

Nos dois primeiros episódios, onde foram escolhidos três construtores e três arquitetos para seguirem no programa, foi cheio de adrenalina e tensão. Para os construtores, na primeira etapa era necessário realizar uma instalação hidráulica de um chuveiro, ducha higiênica e de uma torneira, em incríveis 10 minutos, sendo cinco minutos para escolha dos materiais necessários. Já na segunda prova, os participantes que continuaram na disputa precisavam finalizar uma ligação elétrica básica, em apenas 15 minutos, ligando cabos de energia, conduítes, disjuntores, interruptores e lâmpadas.

Para os arquitetos, a primeira prova foi elaborar um projeto arquitetônico em 30 minutos, mas seguindo o briefing elaborado por Alfredo Soares, sócio da Vtex e convidado do programa. O intuito da prova era mostrar como os participantes trabalham sob pressão, com prazos curtíssimos e atender a demanda do cliente investidor.

Já na segunda prova, o objetivo era que os concorrentes criassem layouts de plantas conforme o arrematado no leilão, que foi realizado durante a prova. Cada projeto tinha um tempo pré-definido para ser cumprido. 

“A elaboração das provas técnicas foi feita por mim. Não foi uma tarefa simples, pois precisávamos elaborar provas que unissem o entretenimento e a construção civil. As tarefas têm por objetivo trazer o melhor de cada um dos profissionais envolvidos, em todas as áreas”, afirma Vinícius Motta, CEO da Minha Casa Financiada e idealizador do programa.

Um dos principais desafios que Motta encontrou durante as provas, foi a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais da construção.

“Infelizmente em nosso país temos pouca cultura preventiva de acidentes e muitos profissionais da construção não trabalham utilizando os equipamentos de segurança corretamente. Aqui no reality, deixamos todos esses equipamentos à disposição dos participantes, orientamos sobre a forma correta de utilização e isso será levado em consideração na avaliação deles”, explicou o idealizador.

Por dentro do reality show 

Nesta primeira edição do ‘The Real Estate’, profissionais da construção civil realizaram suas inscrições de forma on-line. No período foram realizados mais de 3 mil cadastros. Faziam parte dessa seleção cinco áreas específicas: arquitetos, designers de interiores, corretores de imóveis, incorporadores e construtores. Com um total de 12 episódios, o time de jurados terá de selecionar logo nos cinco primeiros episódios, os 15 melhores profissionais das áreas participantes. 

Formada por três equipes, os times possuem um participante de cada área da construção civil, separados por três cores: branco, vermelho e preto. Ao longo do programa, os competidores precisam cumprir os desafios em equipe, ou seja, não competir individualmente. Os jurados avaliam os participantes, com notas de 0 a 10, nos quesitos pró-atividade, conhecimento técnico, assertividade, liderança e gestão de projetos. Na grande final, haverá cinco vencedores, um de cada segmento.  

Como prêmio, cada vencedor das cinco áreas da primeira edição do ‘The Real Estate’ receberá 1% do projeto, a casa Vernon, se tornando sócio da Sociedade de Propósito Específico (SPE). Já o corretor campeão, receberá 5% do valor de transação do imóvel ou caso não ocorra a venda, receberá 1% do projeto, assim como os demais.

 

Serviço ‘The Real Estate Brasil’

Data: Toda segunda-feira

Emissora: RedeTV!

Horário: 23h

Siga nossas redes sociais:
Instagram - @therealestatebrasil 
Youtube - @TheRealEstateBrasil
TikTok - @therealestatebrasil
Site- www.therealestatebrasil.com 


Comentários